sábado, 30 de julho de 2011

Da turma do fundão aos tímidos: pesquisa mostra tipos de alunos

Segundo especialistas, é importante que o professor "entenda" o perfil dos seus alunos para aumentar o rendimento da turma

Foto: Ilustração/Diego Medina/Terra
 
A patricinha, o roqueiro, o sonolento, a estudiosa. Os tipos de alunos encontrados em uma escola já foram retratados com humor em filmes adolescentes e em videoclipes musicais, mas agora pesquisadores da Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) traçaram um perfil psicológico de 51 mil pessoas que deve servir para que os professores "entendam seus alunos". 

Fazendo uso de um questionário online (www.temperamento.com.br), os estudiosos analisaram o perfil de pessoas com idades entre 11 e 32 anos. Médico psiquiatra e professor titular da Faculdade de Biociências da PUCRS, Diogo Lara aplicou os resultados obtidos em uma sala de aula e concluiu que, dentro de um ambiente de ensino, existem quatro perfis de estudantes: estáveis, internalizados ou inibidos, instáveis e externalizados. 

De acordo com ele, esses perfis são baseados em características pessoais e sentimentos que se manifestam no indivíduo durante uma aula, seja da escola ou da faculdade. "Os tipos são determinantes para o sucesso ou fracasso do ensino. O desafio do professor é se adequar aos seus estudantes para aumentar o rendimento da turma", diz. 

O perfil predominante em uma escola são os estáveis, que compreendem 30% da população escolar. "Eles são perfeccionistas, bem dispostos e têm perfil de liderança. É o grupo mais fácil de trabalhar, pois se adaptam a diferentes tipos de atividades com facilidade", explica Lara. Contudo, o mesmo não acontece com os internalizados ou inibidos, que representam de 20% a 25% dos estudantes e possuem características como timidez e depressão. Eles lidam bem com aulas expositivas, mas não gostam de trabalho em grupo. Além disso, participam pouco da aula. 

Os conhecidos como "galera do fundão", também foram identificados na pesquisa, em que receberam a denominação de instáveis e representam de 20% a 25% dos alunos em uma sala de aula. Possuindo comportamentos como alternância de humor e agitação, esse grupo tende a não lidar bem com regras e ensinamentos monótonos. Segundo o psiquiatra, os professores devem ser pacientes com este grupo e saber conversar. Aulas interativas são bem recebidas por eles. 

Por fim, existem ainda os externalizados, que também se sentam no fundo da sala e representam de 20% a 25% dos estudantes. Conforme o estudo, eles são desinibidos e não gostam de aulas formais, preferindo atividades dinâmicas e esportivas, nas quais possam descarregar energia. Lara explica que a diferença deste grupo para os instáveis está na forma como lidam com conflitos. "Os instáveis se magoam, e os externalizados passam para a briga", define. Ou seja, os grupos externalizados e instáveis, que juntos representam 40% dos estudantes, não aprendem com o tipo de aula mais usada nas escolas: as expositivas. 

O pesquisador explica que o estudo comprova que o sucesso em sala de aula depende da capacidade do professor de saber ler seus alunos e variar os tipos de exercícios para atingir todos os grupos. "Em uma sala de aula, sempre vai existir os quatro perfis. Mas se houver predomínio de algum tipo, o professor deve se adaptar para dar aulas em um estilo que se encaixe mais com a maioria. Por exemplo: dar aulas mais dinâmicas e interativas em uma turma com mais instáveis e externalizados", recomenda. LER MAIS

Fonte:Agência de Conteúdo - Especial para o Terra

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Hepatites mataram mais de 20 mil pessoas no Brasil em uma década

Brasília – Em uma década, as hepatites virais mataram mais de 20 mil pessoas no Brasil. De 2000 a 2010, foram registradas 20.771 mortes causadas diretamente pelos cinco tipos de hepatite (A,B,C,D e E). Mais de 70% delas foram provocadas pela hepatite tipo C, a mais agressiva, o equivalente a 14.873 mortes.

Os dados constam boletim sobre a doença do Ministério da Saúde, divulgado hoje (28), Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.

Em 2000, foram constatadas 340 mortes por hepatite C, contra 1.932, em 2010, um acréscimo superior a 460%. Dos mais de 14 mil óbitos causados por esse tipo da doença nos últimos dez anos, quase 60% ocorreram na Região Sudeste, o equivalente a 8.672. Os homens são a maioria das vítimas.

A hepatite B aparece em segundo lugar, responsável por 4.978 mortes no período analisado.

O levantamento do ministério constatou o registro de 307.446 casos de hepatites virais no Brasil, de 1999 a 2010. Os tipos B e C, juntos, respondem por 56,5%, 174.406 notificações. As regiões Sul e Sudeste concentram o maior número de casos da doença.

A transmissão ocorre pelo contato com sangue ou secreções contaminadas pelo vírus, por exemplo, durante a relação sexual sem o uso de preservativos e objetos cortantes, como alicate de unha e equipamentos usados em tatuagem e piercing. LER MAIS

Fonte:Agência Brasil - Carolina Pimentel

Estudante brasileiro ganha medalha de ouro em Olimpíada Internacional de Informática

Brasília - Pela primeira vez, um estudante brasileiro conquistou medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Informática. Aluno da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, Felipe Abella Cavalcante Mendonça de Souza terminou a competição, que este ano foi na Tailândia, como terceiro colocado geral, com 598 de 600 pontos possíveis.

Mais três brasileiros conquistaram medalhas na olimpíada, todas de bronze. No total de medalhas, o Brasil superou concorrentes como a Inglaterra, França, o Canadá e a Alemanha, equipes com tradição na competição, segundo a Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Os estudantes brasileiros foram selecionados durante a Olimpíada Brasileira de Informática, organizada pela SBC e pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A equipe do Brasil concorreu com mais de 300 estudantes, de cerca de 80 países.

Fonte: Agência Brasil.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Prêmio dará R$ 30 mil para projetos de incentivo à leitura

Brasília – Estão abertas até 10 de agosto as inscrições para o Prêmio Vivaleitura, que tem como objetivo incentivar a leitura no país. Essa é a sexta edição da premiação, que neste vai reconhecer pela primeira vez trabalhos desenvolvidos em ambientes virtuais como blogs ou redes sociais.

Podem se inscrever pessoas físicas, empresas , instituições e órgãos públicos em três diferentes categorias: bibliotecas, escolas e sociedade. Esta última inclui empresas, organizações não-governamentais (ONGs), pessoas físicas, universidades e instituições sociais. A lista dos 15 finalistas será divulgada em outubro e o resultado final, com o vencedor de cada categoria, em novembro. Cada um receberá um prêmio no valor de R$ 30 mil.

As inscrições podem ser feitas no site www.premiovivaleitura.org.br ou por carta registrada para o seguinte endereço: Caixa-Postal 71037-7 - CEP 03410-970 - São Paulo – SP. Mais informações na página do prêmio ou pelo telefone 0800 7700987.

O Vivaleitura é promovido pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e os ministérios da Cultura e da Educação, com patrocínio da Fundação Santillana e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Fonte: Agência Brasil - Amanda Cieglinski

sexta-feira, 22 de julho de 2011

MEC reconhece 23 novos cursos em universidades federais

O Ministério da Educação (MEC) publicou na edição de quarta-feira no Diário Oficial da União portaria que reconhece 23 novos cursos de graduação em universidades federais. O reconhecimento de um curso é uma autorização do governo federal para que as instituições de ensino possam formar profissionais, e é necessária para que o diploma do estudante tenha validade. 

Ao todo, a medida soma 1.355 novas vagas em instituições federais. Além disso, a portaria também autoriza a novos cursos em faculdades particulares. Confira abaixo a relação de cursos nas universidades federais: 

Amazonas - 50 vagas no curso de Agronomia e 40 vagas no curso de Nutrição na Universidade Federal do Amazonas;

Paraíba - 90 vagas no curso de Agronomia bacharelado na Universidade Federal de Campina Grande;

Sergipe - 50 vagas no curso de Engenharia Mecânica e 50 vagas no curso de Arqueologiana na Universidade Federal de Sergipe;

Pernambuco - 50 vagas no curso de Zootecnia e 50 vagas no curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial na Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco;

Bahia - 40 vagas no curso de Administração na Universidade Federal da Bahia;

Maranhão - 80 vagas no curso de Engenharia de Alimentos na Universidade Federal do Maranhão;

Alagoas - 50 vagas no curso de Zootecnia na Universidade Federal de Alagoas;

Goiás - 50 vagas no curso de Administração na Universidade Federal de Goiás;

Mato Grosso - 100 vagas no curso de Agronomia na Universidade Federal de Mato Grosso;

Minas Gerais - 40 vagas no curso de Física e 80 vagas no curso de História na Universidade Federal de Uberlândia; 60 vagas no curso de Terapia Ocupacional na Universidade Federal do Triângulo Mineiro;

São Paulo - 60 vagas no curso de Química na Universidade Federal de São Carlos;

Rio de Janeiro - 70 vagas no curso de Engenharia Naval na Universidade Federal do Rio de Janeiro;

Espírito Santo - 50 vagas no curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Espírito;

Rio Grande do Sul - 50 vagas no curso de Engenharia Elétrica, 50 vagas no curso de Farmácia e 50 vagas no curso de Zootecnia na Fundação Universidade Federal do Pampa; 
110 vagas no curso de Administração na Universidade Federal de Santa Maria;

Paraná - 35 vagas no curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Paraná.


Fonte: Portal Terra.
 

Programa visa a aumentar escolaridade de mulheres vulneráveis

Mulheres Mil, que funcionava como projeto piloto em 13 locais, será expandido para 100 cidades a partir do próximo ano.

 

 O Ministério da Educação criou nesta sexta feira o Programa Mulheres Mil que visa a aumentar a escolaridade da população feminina em situação vulnerável. Deverão ser atendidas a partir do próximo ano 10 mil mulheres com uma verba de R$ 10 milhões para que institutos federais criem programas de busca desta população em comunidades carentes.

 

O Mulheres Mil já existiu em cidades do Norte e Nordeste como projeto piloto entre 2007 e 2010. Durante este período, 13 instituições fizeram projetos especiais para a população feminina. Com o decreto lançado hoje, 100 campi de instituições federais de todo o País vão aderir ao programa. A meta é atender 100 mil pessoas até 2014 em cursos desde a alfabetização até tecnólogos.

Escolas do Sistema S também poderão aderir ao programa e entre os objetivos está o atendimento à população carcerária feminina.

As mulheres brasileiras já estudam mais do que os homens, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Fonte: iG são Paulo 

quarta-feira, 20 de julho de 2011

A biblioteca do IFRN Campus Nova Cruz, deseja a todos os seus amigos e seguidores, um feliz dia do Amigo!

AAmigo é um Anjo que está sempre ao nosso lado mesmo que na distância.

É aquele que compartilha nossas alegrias e minimiza nossas tristezas.

É aquele que se cala nas horas certas e dentro desse silêncio nos diz tudo...

É aquele que nos aceita, não pelo que temos mas pelo que somos!

Amigo verdadeiro é Anjo, é Paz, é Tudo.
Feliz dia do Amigo! 

Fonte: Belas mensagens.e

Capes e o Instituto Weizmann fecham acordo de intercâmbio para estudantes e pesquisadores brasileiros

Brasília - A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação e o Instituto Weizmann de Ciência de Israel fecharam um acordo para financiar o intercâmbio de estudantes e pesquisadores brasileiros nas áreas de bioquímica, química, física, matemática e ciência da computação e nas áreas de qualificação de professores da educação básica e de tecnologias da educação.

O acordo, com duração de cinco anos, servirá para a cooperação e execução de projetos conjuntos de pesquisa entre o Brasil e Israel.“A pesquisa feita no Brasil, nessa área, ganhará visibilidade no exterior e terá inserção no cenário internacional, à medida que nossos pesquisadores tenham parceria com pesquisadores de alto prestígio israelenses” disse Denise Neddermeyer, diretora de Relações Internacionais da Capes.

Fundado em 1934, o Instituto Weizmann de Ciências, com sede em Rehovot em Israel, é um dos mais respeitados centros internacionais de pesquisas multidisciplinares do mundo.

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Petrobras abre inscrições para 590 vagas com salários de até R$ 6.000


petrobras
A Petrobras abre nesta terça-feira (12) processo seletivo para contratar 590 profissionais com salários que podem chegar até R$ 6.000. 

O cadastro pode ser feito até o próximo dia 31 de julho, no site da Fundação Cesgranrio. A taxa de inscrição custa R$ 30 para os cargos de nível médio e R$ 45 para aqueles de nível superior. 

De todas as vagas, 442 oportunidades são de nível médio, onde a faixa salarial varia de R$ 1.801 a R$ 2.615, e os cargos são de técnico de contabilidade, técnico de segurança e técnico de manutenção entre outros.

Há outras 148 vagas de nível superior, com remuneração que varia de R$ 5.770 a R$ 6.217. Neste nível a Petrobras procura profissionais para as áreas de engenheiro de petróleo, engenheiro de produção, geólogo e químico.

Os contratados terão benefícios como previdência complementar, plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia) e benefícios educacionais.

O processo seletivo anterior, lançado em dezembro do ano passado, contou com cerca de 340 mil inscritos. Na ocasião, foram oferecidas 839 vagas.

Fonte:Do R7.com

terça-feira, 12 de julho de 2011

Reflexão sobre o lápis e a nossa vida...

A história do lápis 

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
A vovó está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?
 
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade.
Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
 
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.

"PRIMEIRA QUALIDADE: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta Mão nós chamamos de DEUS, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade".

"SEGUNDA QUALIDADE: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor."
"TERCEIRA QUALIDADE: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça".

"QUARTA QUALIDADE: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você."

Finalmente, a "QUINTA QUALIDADE: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".

Fonte: (Autor desconhecido)

REFORMA ORTOGRÁFICA COM CRIATIVIDADE...

Fique ligado que a partir de 2012 já está valendo a nova Reforma Ortográfica e você precisa aprender!!!

Em casos como AUTOESTIMA o hífen cai. A tua é que não pode cair. 

Em algumas palavras o acento desaparece, como em FEIURA . Aliás, poderia desaparecer a palavra toda.  

O acento também cai em IDEIA , só que dela a gente precisa. E muito. 

O trema sumiu em todas as palavras, como em INCONSEQUÊNCIA, que também poderia sumir do mapa. Assim, a gente ia viver com mais TRANQUILIDADE. Mas nem tudo vai mudar. ABRAÇO continua igual. E quanto mais apertado, melhor

AMIZADE ainda é com "z", como vizinho, futebolzinho, barzinho. Expressões como "Eu te amo." continuam  precisando de ponto. Se for de exclamação, é PAIXÃO, que continua com "x", como ABACAXI, que gostando ou não, a gente vai ter alguns para descascar. 

SOLITÁRIO ainda tem acento, como SOLIDÁRIO , que só muda uma letra, mas faz uma enorme diferença. 

CONSCIÊNCIA ainda é com SC, como SANTA CATARINA, que precisa tocar a vida pra frente. E por falar em VIDA, bom, essa muda o tempo todo, e é por isso que emociona tanto.

fonte: email enviado por Vânia Carvalho.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Conheça um pouco da história da cidade de Santo Antonio...

05 de julho - O Salto da Onça vira cidade

Quadro exposto na prefeitura municipal
A presença de exploradores na região conhecida como Salto da Onça, desenvolvendo atividades na lavoura e na criação de gado, aconteceu já no final do século XVIII. A organização de um povoamento na área se iniciou de fato no ano de 1850, quando dona Ana Joaquina de Pontes comprou de Florêncio da Costa Palma uma propriedade situada entre o Rio Jacu e o Riacho dos Macacos. No sítio, dona Joaquina se estabeleceu com sua família e começou uma ação de desenvolvimento na localidade, com o fortalecimento da atividade agrícola e a construção de casas. Dona Joaquina de Pontes, considerada fundadora do povoado, participou efetivamente do crescimento de Salto da Onça, dinamizando as atividades comerciais com a criação da feira local e, no ano de 1869, doando patrimônio à Capela de Nossa Senhora da Conceição. Em 1879, ano do falecimento de dona Ana Joaquina de Pontes, Salto da Onça já tinha aspecto de vila em pleno ritmo de desenvolvimento. Seus restos mortais se encontram na secretaria da Igreja Matriz. 

Pedra da Onça após as chuvas de 2004
O nome Salto da Onça, famoso em todo o Estado, vem de uma estória contada pelos mais antigos da região. "Nas redondezas existia uma pedra rachada ao meio, com uma fenda medindo três metros de extensão. E exatamente no local dessa fenda, um esperto caçador conseguiu ferir mortalmente uma onça em pleno salto." O feito do caçador, de natureza espetacular, entrou para a história, que permaneceu sempre atual, denominando uma terra que é núcleo central de toda uma região. A povoação que até meados do século XIX atendia unicamente por Salto da Onça, teve seu nome mudado pelo Vigário de Goianinha, Padre Manoel Francisco Borges, por ocasião da celebração da primeira missa na localidade, passando a se chamar oficialmente Santo Antônio. Mas a população estabeleceu uma outra denominação, Santo Antônio do Salto da Onça, unindo ao mesmo tempo a história e a religiosidade, que se espalhou por todo o Estado. 

Vista aérea da cidade
O município de Santo Antônio foi criado pelo Decreto nº 32, de 05 de julho de 1890, por Joaquim Xavier da Silveira Júnior, desmembrando-o do município de Goianinha. Em 31 de março de 1891, através do Decreto 102, assinado por Amimtas Barros, voltou a pertencer ao município de Goianinha. Tornou-se cidade de Santo Antônio, pelo decreto 457, de 29 de março de 1938, pelo interventor Rafael Fernandes Gurjão. O Decreto-Lei 268, de 30 de dezembro de 1943, denominou-se de Padre Minguelinho, o que não foi mantido na Lei nº 146, de 23 de dezembro de 1948, voltando a denominação anterior de Santo Antônio. 

Localização geográfica do município
Localizado na Região Agreste do Estado, o município de Santo Antônio está a 75 km de distância da capital, possuindo uma área de 301,08 km², onde residem cerca de 22 mil pessoas. A vida econômica do município é voltada para o bom desempenho de seu pecuária e para a produção agrícola, bem como para o comércio e a prestação de serviços. O turismo local beneficia-se de sua fama, reconhecida em todo Estado, de realizar grandes vaquejadas e pela realização do tradicional São Pedro do Povão. As apresentações de Bumba-meu-boi e João Redondo são manifestações populares que representam o folclore da terra. No dia 8 de dezembro a cidade comemora a festa de sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição, com solenidades religiosas e eventos populares de grande porte e de amplitude regional. 

Fonte: Morais, Marcus Cesar Cavalcanti de. Terras Potiguares. Pág. 225 e 226, e blog Os Amigos da Onça

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Inscrições para o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social são prorrogadas até dia 22 de julho

O objetivo é de que mais iniciativas e instituições possam se inscrever, já que o Prêmio também tem como foco reconhecer tecnologias e incentivar sua reaplicação. O concurso dará nove prêmios no valor de R$ 80 mil cada - cinco serão para as categorias regionais (um para cada região do País) e um para cada categoria especial:

- Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil;

- Gestão de Recursos Hídricos;

- Participação das Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais;

-Tecnologia Social na Construção de Políticas Públicas para a Erradicação da Pobreza.

Até agora, cerca de 500 tecnologias já foram inscritas por meio do portal www.fbb.org.br/tecnologiasocial, e as inscrições seguem até o dia 22 de julho

O Prêmio conta com o patrocínio da Petrobrás e o apoio institucional do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Unesco e da KPMG Auditores Independentes. È concedido a cada dois anos e tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional e que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.

Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. As Tecnologias Sociais certificadas pela Fundação Banco do Brasil passam a integrar o Banco de Tecnologias Sociais - BTS, base de dados on-line disponível no site www.tecnologiasocial.org.br contendo informações sobre as tecnologias e instituições que as desenvolveram. O BTS é o principal instrumento utilizado pela Fundação Banco do Brasil para disseminar, promover e fomentar a reaplicação de Tecnologias Sociais.

Fonte: Assessoria
 
   

Hábito pela leitura deve ser estimulado desde cedo nas crianças


Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. “Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores”, diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP).

A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.

Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children’s Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda.

Então, o que está esperando? Veja as recomendações dos educadores abaixo e estimule seu filho a embarcar na aventura que só o bom leitor conhece. LEIA MAIS

Fonte: Blog Educação

Desafio Nacional Geographic 2011 tem inscrições abertas até 29 de julho

Data: 6 de junho de 2011 7:00 até 29 de julho de 2011 23:59

Estudantes brasileiros que gostem de desafios e se interessem por Geografia têm até o dia 29 de julho para se inscreverem no concurso Viagem do Conhecimento – Desafio Nacional Geographic 2011. Considerado a maior olimpíada de Geografia do Brasil, o concurso é promovido pela revista National Geographic Brasil em conjunto com a Editora Abril. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da disciplina e, ainda, estimular os jovens a conhecer melhor – e, consequentemente, respeitar mais – a diversidade de lugares, povos e culturas do mundo.

Em sua quarta edição, a iniciativa é destinada a alunos matriculados regularmente nos 8º e 9º anos do ensino fundamental e na 1ª série do ensino médio em escolas públicas e particulares de todo o país. Para participar, no entanto, os estudantes precisam que a inscrição seja feita, via internet, por um responsável da instituição de ensino, que pode ser o diretor, o coordenador ou o professor de Geografia.

Tanto a ficha de inscrição, como o regulamento e outras informações importantes como o calendário das etapas eliminatórias e dicas para se preparar para as provas, por exemplo, estão disponíveis no site do concurso (www.viagemdoconhecimento.com.br).

Os vinte estudantes finalistas do Desafio serão premiados com medalhas e certificados, além de viagens cujo destino ainda será definido pelo Comitê Gestor da iniciativa.

Fonte: Com informações do site do concurso e do portal Viva Pernambuco

Nova lei abre espaço para libertar 200 mil presos em flagrante

O novo Código de Processo Penal (CPP), que entra em vigor nesta segunda-feira no País, dá oportunidade à libertação de aproximadamente 200 mil pessoas que foram presas em flagrante e não conseguiram sair da cadeia. A afirmação é do jurista Luiz Flávio Gomes. À frente de um instituto de pesquisa na área, ele entende que a nova lei possibilita a revisão imediata de todas as prisões em flagrante. Segundo ele, injustiças poderão ser corrigidas.

Entenda as mudanças do novo Código de Processo Penal do País

"Antes, bastava o delegado carimbar e o sujeito estava preso. Era a cultura do carimbo. Com a nova lei, isso acaba. A partir de agora, um juiz terá que fundamentar a prisão em flagrante. Para os pobres, a Justiça sempre foi muito rigorosa e dura, e são eles as grandes vítimas do carimbo. O novo CPP pode corrigir isso", analisou Gomes.

O jurista alertou para o fato de que a "cultura do carimbo" só terá fim se os defensores públicos, que normalmente trabalham para clientes de pouca renda, forem mais pró-ativos na fiscalização da atuação policial. Para Gomes, não são apenas os privilegiados economicamente que devem ter chance de recorrer a instâncias superiores da Justiça. "Na maioria das vezes, o réu pobre nem sabe que pode recorrer e acaba ficando preso", disse.

Conforme dados do Departamento Penitenciário Brasileiro (Depen), o déficit prisional hoje é de 198 mil vagas no País, número que coincide com a população carcerária que pode ser libertada a partir do novo CPP. Luiz Flávio Gomes, porém, salienta que as mudanças só virão com o tempo: "Eu não creio que os juízes brasileiros serão liberais. Eles são duros e pró-segurança pública. Essa não é a solução para as cadeias superlotadas."

Escola do crime
 
Para o professor especialista em Direito Penal Leonardo Massud, o novo CPP é um alento à batalha contra a "escola do crime", um dos problemas mais graves das prisões do Brasil. "A liberdade para crimes menores, como furto, era concedida por decisão judicial. Enquanto isso, o preso ia se misturando com os de alta periculosidade e se estigmatizava. Dentro da cadeia, ele encontrava uma razão para viver e vislumbrava no crime uma oportunidade. O Judiciário virava um gargalo de uma série de pedidos de liberdade provisória, a máquina se burocratizava, havia uma grande demora, e o amparo da prisão conquistava o detento", afirmou.


Mesmo apoiando a nova lei, Massud acha que ela poderia ser mais ousada. "As medidas cautelares deveriam valer também para presos com penas superiores a quatro anos. Muitas pessoas não precisam de cadeia e sim de um susto, de um processo criminal", defendeu. A população carcerária do Brasil teve um aumento de 450% entre 1990 e 2010, e há 65% a mais de presos do que vagas, segundo o Depen.

O Código de Processo Penal
 
O Código de Processo Penal ou Decreto-Lei (DEL) 3.689 entrou em vigência no dia 3 de outubro de 1941, na época em que o presidente da República era Getúlio Vargas. Conjunto de regras e princípios do Direito Processual Penal, ele é destinado à organização da Justiça Penal e aplicação dos preceitos contidos no Direito Penal e na Lei das Contravenções Penais.

As alterações legislativas no código foram necessárias devido a uma série de incompatibilidades com a Constituição Brasileira de 1988. Algumas reformas, insuficientes, foram realizadas em 2008, e então o Senado determinou a formação de uma comissão de juristas para elaborar o novo código, que entrou em vigor hoje.
  
Fonte: Portal Terra

Entenda as mudanças do novo Código de Processo Penal do País

O Código de Processo Penal ou Decreto-Lei (DEL) 3.689 entrou em vigência no dia 3 de outubro de 1941, na época em que o presidente da República era Getúlio Vargas. Conjunto de regras e princípios do Direito Processual Penal, ele é destinado à organização da justiça penal e aplicação dos preceitos contidos no Direito Penal e na Lei das Contravenções Penais.
As alterações legislativas no código foram necessárias devido a uma série de incompatibilidades com a Constituição brasileira de 1988. Algumas reformas, insuficientes, foram realizadas em 2008, e então o Senado determinou a formação de uma comissão de juristas para elaborar o novo código, que entra em vigor no dia 5 de julho de 2011. Veja as principais mudanças:

Novas regras para a prisão
 
- Os presos temporários deverão ficar separados dos condenados. Atualmente, isso é uma orientação, normalmente descumprida;
- A prisão preventiva não poderá ultrapassar 180 dias, se decretada no curso da investigação e antes da condenação recorrível; ou 360 dias, se decretada ou prorrogada por condenação recorrível. O CPP em vigor não estipula prazos para a preventiva;
- O novo texto amplia a prisão preventiva nos crimes de violência doméstica, permitindo o encarceramento de acusados de abusos contra crianças, adolescentes, idosos, enfermos e portadores de deficiência. Antes era restrito à violência contra mulheres;
- O juiz poderá requisitar a prisão por qualquer meio de comunicação, dependendo apenas de verificação de autenticidade do documento. A lei atual prevê somente o telegrama;
- Criação do Cadastro Nacional de Mandados de Prisão, para permitir que um acusado seja preso em outro Estado com maior agilidade;
- O valor máximo determinado como fiança dobrará de 100 para até 200 salários mínimos. O montante poderá ser multiplicado por mil vezes, dependendo da condição econômica do preso. O valor de uma fiança poderá ultrapassar R$ 100 milhões.

Restrições à prisão preventiva
 
- A prisão preventiva pode hoje ser concedida para crimes de reclusão em geral. Pela nova norma, a decretação será restrita para crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a quatro anos;
- Se o réu tiver sido condenado por outro crime;
- Possibilidade de aplicação de uma série de medidas cautelares, em vez da prisão preventiva, para garantir a aplicação da lei, preservar a investigação ou evitar a prática de novos crimes.

Medidas cautelares
 
O novo código prevê 14 tipos de medidas cautelares, para que o juiz tenha alternativas na condenação. São elas:

- Fiança;
- Recolhimento domiciliar;
- Monitoramento eletrônico;
- Suspensão do exercício da profissão, atividade econômica ou função pública;
- Suspensão das atividades de pessoa jurídica;
- Proibição de frequentar determinados lugares;
- Suspensão da habilitação para dirigir veículo automotor, embarcação ou aeronave;
- Afastamento do lar ou outro local de convivência com a vítima;
- Proibição de ausentar-se da comarca ou do País;
- Comparecimento periódico ao juiz;
- Proibição de se aproximar ou manter contato com pessoa determinada;
- Suspensão do registro de arma de fogo e da autorização para porte;
- Suspensão do poder familiar;
- Bloqueio de internet;
- Liberdade provisória.

Fonte: Portal Terra

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Programa de ensino técnico e emprego terá política especial para alunos com deficiência

Brasília – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que pretende oferecer oportunidades de formação profissional para 8 milhões de pessoas até 2014, deverá ter políticas especiais de atendimento a portadores de deficiência. Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, essa é uma determinação da presidenta Dilma Rousseff. O projeto de lei que cria o programa tramita na Câmara dos Deputados em regime de urgência.

Haddad não especificou de que forma será pensado o atendimento especial para esse público. Uma das estratégias pode ser a priorização dos deficientes na distribuição das bolsas em cursos técnicos que serão oferecidas a estudantes e trabalhadores. A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), que apresentou emendas ao projeto, disse que é preciso adaptar os materiais e a infraestrutura das instituições de ensino para receber os alunos com deficiência.

“Os conteúdos, materiais e os recursos humanos das escolas técnicas precisam estar preparados para receber esses alunos. Nos últimos anos, enquanto a empregabilidade do trabalhador comum conseguiu crescer, com relação ao trabalhador com deficiência essa empregabilidade caiu”, assinalou a deputada.

O projeto de lei recebeu 18 emendas na Câmara. Haddad acredita que há consenso para que ele seja aprovado com rapidez. A expectativa do Ministério da Educação é começar com as ações do programa ainda no segundo semestre de 2011.

“Agora depende mais da vontade do Parlamento. Mandamos em regime de urgência para já no segundo semestre iniciarmos as atividades como ensaio para que o programa ganhe escala no ano que vem”, disse o ministro.

O Pronatec foi lançado em abril pela presidenta Dilma e tem como meta oferecer 8 milhões de vagas, até 2014, na educação profissional para estudantes do ensino médio e trabalhadores que necessitam de qualificação. O programa prevê a ampliação das redes federal e estaduais de educação profissional, pagamento de bolsa formação para trabalhadores e estudantes, aumento das vagas gratuitas em cursos do Sistema S e a extensão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para cursos técnicos.

De acordo com o ministro, já há uma reserva de recursos para 2011, caso o projeto seja aprovado logo. O orçamento para 2012 ainda será definido depois que as ações forem determinadas.

Fonte Agência Brasil

Permanece impasse na greve dos técnicos das universidades federais

Brasília – A greve dos técnicos administrativos das universidades federais já completou 23 dias e ainda não foi reaberta a negociação da categoria com o Ministério do Planejamento. De acordo com a coordenadora-geral da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), Léia Oliveira, a expectativa é que esta semana a pasta responda ao pedido de agendamento de uma nova audiência.

Funcionários de 45 universidades federais já aderiram à paralisação. A categoria pede que o piso salarial seja reajustado em pelo menos três salários mínimos. Segundo a Fasubra, o vencimento desses servidores atualmente é R$ 1.034. A entidade já tinha iniciado as negociações com o Ministério do Planejamento, mas as conversas foram interrompidas com a deflagração da greve.

Como ainda não houve avanço nas negociações, o temor das universidades é que a greve se estenda e prejudique o início do próximo semestre letivo. Apesar de os técnicos não terem ligação direta com a sala de aula, a paralisação afeta a prestação de serviços administrativos como o processo das matrículas.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, já se reuniu com o comando de greve e está trabalhando na interlocução com o Ministério do Planejamento. Segundo ele, a ideia é aproveitar o período de recesso para resolver o problema e assim não comprometer o calendário do próximo semestre.

Fonte: Agência Brasil